terça-feira, 6 de julho de 2010

"As cores da cidade cinza"

"Curitiba tem muitos encantos, e fotografar o seu cotidiano me permitiu ver a cidade de uma forma mais poética, mas também me fez estar em acontecimentos um pouco mais ferozes, como o alagamento no Bairro Alto. Sem dúvida, as imagens me levaram a uma exploração mais sutil das diversas situações, uma experiência incrível. Os detalhes que surgem à percepção ao perambular as ruas trouxeram destaques dos minúsculos acontecimentos do dia-a-dia. As imagens deste ensaio são o que senti sobre a cotidianidade dos passos refletidos nas ruas e praças de Curitiba, minúsculas urbanas traduzidas em fotografias."

Foi assim que pus no cantinho da página, dentro do box que se intitulava "Fala, Foca!". Nas duas páginas do jornal, fotografias que fiz durante 5 meses de treinamento no jornal Gazeta do Povo. Realmente foi uma experiência fora do comum. Diariamente, retratava uma cidade com uma luz esplêndida, porém de curto prazo. Uma luz rasa, boa parte do tempo, temperada com o filtro das nuvens, as quais deixavam o céu cinza com a espessa água que carregava. A organização da cidade, a limpeza de muitas ruas, o número grande de barraquinhas de jornal pelas praças, árvores frondosas, com flores pintadas à mão nas mais raras e delicadas cores.

Mas, também vi chuvas castigarem: lares invadidos pela furiosa água vindo do céu em baldes grandes; pessoas sendo deslocadas para casas mais seguras (no entanto, lugares bastante afastados da região central). Vi a região metropolitana, carente de ajuda, uma área à parte do que se conhece de Curitiba. Lares simples, vilas grandiosas, vidas de gente guerreira.

O treinamento acabou na semana passada, e, como dá pra perceber, estava no setor de fotojornalismo. Foram dias com muito aprendizado, de novas visões, uma abertura me oferecida como um presente. Sair pelas ruas da maior cidade do Paraná colhendo retratos de estranhos, conhecendo histórias surpreendentes, luzes quentes e frias, calçadas povoadas de pernas que se moviam sem parar, lares e olhares invadidos pela água: a Curitiba heterogênea e única em sua mistura de culturas.

Sem dúvida, um privilégio ter a oportunidade de conhecer essa cidade fria e cinza, descobrindo suas cores, luzes, sombras, rostos e almas.


:::algumas fotografias:::


















.Curitiba, Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário